domingo, 26 de janeiro de 2020

"Kollection Online": Cancelado ou não?

Mortal Kombat HD estava sendo desenvolvido por fãs. 
Essa semana fomos pegos de surpresa com um game chamado "Mortal Kombat Kollection Online" listado na Europa para Xbox One, PlayStation 4, Nintendo Switch e PC. Antes de falarmos dele, acho que é bom fazermos um longo retrospecto de como chegamos até aqui para entendermos melhor toda essa história.

Imagem relacionada
Conceito do dragão do Fatality do MK2 de Liu Kang do Mortal
Kombat HD Arcade Kollection. 

Em meados de 2010, o Mortal Kombat HD Arcade Kollection foi listado nas lojas virtuais da GAME e GameStop, sendo desenvolvido pela Other Ocean Interactive para PlayStation 3 para ser lançado ainda em novembro daquele ano, antes do lançamento de Mortal Kombat (9/2011). Ele seria um remake dos três primeiros games da franquia (MK1, MK2 e MK3), com novos atores, sprites, efeitos sonoros e tudo que pudesse torná-los com uma aparência mais moderna. Mesmo com esse vazamento, ele não teve nenhuma confirmação oficial, no entanto, em maio de 2011, foi lançado Mortal Kombat Arcade Kollection para Xbox 360, PlayStation 3 e PC, sendo somente uma coleção dos três primeiros games originais sem mudanças. O motivo do cancelamento da versão HD ainda é bastante controverso até os dias atuais. Com o passar dos anos surgiram na internet várias fotos, conceitos e imagens do jogo ainda em desenvolvimento. 

Atriz Lauren Mary Kim fazendo a captura de movimentos da Kitana no MK2.
Zero Zatama como Liu Kang na intro em MK2.
Em 2015, Ed Boon postou em seu Twitter uma screenshot de Liu Kang (MK2) e Sonya Blade (MK3) na arena Courtyard do MK1, dizendo que ainda pretende um dia publicar um artigo explicando o porquê que o projeto Mortal Kombat HD Arcade Kollection nunca veio a ser lançado. Você pode conferir todas as imagens divulgadas na internet clicando aqui.

Imagem
Na screenshot de Ed, além de termos personagens de diferentes jogos,
podemos notar como seria a função Online com um teste de um
jogador dos EUA contra um do Brasil.
Um grupo de fãs se animaram com a ideia, se uniram e, desde o cancelamento, estavam, por conta própria, empenhados em dar a vida a essas versões. O projeto foi chamado de Mortal Kombat HD Kommunity e utilizava o M.U.G.E.N. na sua criação. A ideia era basicamente a mesma do projeto cancelado e chamou muita atenção não só dos fãs da internet, mas também da própria WB Games e NetherRealm Studios. Tanto que um deles recebeu uma ligação do conselho jurídico principal da Warner Bros.

Na ligação, segundos eles, o conselho ordenou que retirasse do ar o site MKHD imediatamente, pois não poderiam criar um jogo sem autorização legal. Mesmo assim, um membro da equipe conseguiu assinar um contrato de licença das obras originais com intuito de uma possível criação de um Mortal Kombat HD oficial em parceria com a Warner Bros. e NetherRealm Studios.

Desde então, trabalharam duro nesse projeto durante cerca de 3 anos e, em 2016, concluiu uma versão jogável do Mortal Kombat HD através do M.U.G.E.N para ser enviada para convencê-los dessa iniciativa. Para a surpresa da equipe, Ed Boon ficou tão impressionado que a colocou em contato direto com a Warner Bros. O representante de negócios da empresa os informaram que eles tinham que fazer uma parceria com um grupo de desenvolvimento profissional para concretizar o projeto, incluindo toda a negociação de valores. 

Com o andar da carruagem, eles não conseguiram e o representante calculou que o custo do desenvolvimento seria muito alto e muito arriscado para um empreendimento da WB. A equipe foi instruída a tentar novamente no ano seguinte, pois o MK HD poderia ser usado para comercializar um futuro jogo em desenvolvimento. 


Agora trabalhando com o Game Maker, um dos membros da equipe conseguiu criar o game em menos de quatro meses e ele não falhava com tanta frequência quanto com o uso do M.U.G.E.N. O protótipo foi criado através das gravações do arcade original do MK1 e sendo jogadas em um emulador de arcade MAME. Eles contrataram uma equipe de desenvolvimento própria, porque o custo era bem menor do que de um estúdio conhecido para programar o jogo. 

O projeto foi tão a frente que chegaram a conclusão que apenas uma versão HD do MK1 não era suficiente, mas sendo construído desde o início para oferecer mais animações para um jogo com uma aparência mais moderna e suave, mantendo a sua jogabilidade original. Daí decidiram mudar o nome para Mortal Kombat Returns, com a intenção de refazer MK2 e UMK3 também.

Resultado de imagem para mortal kombat hd arcade kollection cancelled screenshots
Clique aqui para visualizar.
Em agosto de 2017, eles ficaram a frente mais uma vez de Ed Boon, agora mostrando uma versão jogável de Mortal Kombat Returns. Ele continuou adorando o projeto e buscou convencer os executivos da WB a conversar com eles sobre essa parceria em busca do lançamento do game. Já em janeiro de 2018, a equipe recebeu um telefonema de que o projeto estaria caminhando para um "sinal verde". Mas, uma semana depois, foram contatados mais uma vez com péssimas notícias: "Desculpe, decidimos seguir uma direção diferente e não precisaremos mais do seu grupo. Não podemos confiar no desenvolvimento de um projeto tão importante para uma equipe sem títulos de jogos completos". 

Segundo a equipe, eles nunca foram informados sobre o motivo que teriam aprovado inicialmente e rejeitado posteriormente o projeto.

Clique aqui para visualizar.
Ao que tudo indica, o projeto continuou em andamento e a responsabilidade ficou para a Blind Squirrel Games, que já remasterizou outros games como BioShock e Borderlands. Sem maiores detalhes, também teria sido cancelado em dezembro de 2018. Tudo isso veio à tona em abril de 2019 através do artista Danny Huynh da Blind que esteve envolvido no projeto e confirmou seu cancelamento e postou na ArtStation algumas imagens de como seria o menu do game. Ele apagou pouco tempo depois.

Clique aqui para visualizar.
Clique aqui para visualizar.
Clique aqui para visualizar.
Clique aqui para visualizar.
Clique aqui para visualizar.
Clique aqui para visualizar.

Nas imagens divulgadas, podemos notar que o game se chamaria Mortal Kombat Remastered, mas passou a se chamar Mortal Kombat Kollection Online, além de um progresso de personagem, tela de confronto online e também sprites do Fatality de Scorpion e do congelamento de Sub-Zero.

E finalmente estamos em 2020 (10 anos depois do vazamento do MK HD Arcade Kollection), que Mortal Kombat Kollection Online, supostamente cancelado, foi listado pela PEGI (organização europeia de classificação etária) para Xbox One, PlayStation 4, Nintendo Switch e PC. 

Resultado de imagem para mortal kombat kollection online
Clique aqui para visualizar.
Alguns sites acreditam que a Warner possa ter voltado atrás e continuado o projeto, contudo, na listagem a data de lançamento constava para o dia 21/01/2020, algo que não aconteceu. O que esperar agora? Será que finalmente teremos finalmente essa versão atualizada e remasterizadas dos klássicos?

Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEIA ANTES DE COMENTAR!

1. Quando a postagem contém +200 comentários, o Blogger esconde alguns automaticamente para que a página não fique muito grande. Clique em "Carregar Mais..." ou em "Carregando..." logo após o formulário para que possa visualizar todos normalmente.

2. Agora é possível visualizar videos e imagens aqui nos comentários pelo PC! Basta copiar o link e colar no seu formulário.

3. Opte por comentar em postagens mais recentes ou de maior destaque, para que eu e demais leitores possamos visualizar mais rapidamente e lhe responder.

4. Os comentários estão liberados para todos, mas os considerados ofensivos em direção ao dono, aos participantes ou leitores do blog, serão automaticamente excluídos ou serão respondidos grosseiramente como punição sobre tal comportamento inadequado. Peço que use sua formalidade diante de seu comentário.

Obrigado pela compreensão,
ADM do GMK (Lucas Silva).

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Shao Kahn Mortal Kombat Video Game